Segue abaixo traduzido um texto da Associação dos Designer Gráficos da Austrália sobre alguns objetivos que o design entrega aos nossos clientes.
DIVULGAÇÃO:
O Design afeta a consciência que os clientes tem do produto, através das mensagens visuais na propaganda. É importante que o consumidor saiba que você existe, e sem design isso vai ser mais difícil. Diante da concorrência isso é mais importante ainda, caso contrário as mensagens dela podem diminuir o impacto da sua comunicação.
MOTIVAÇÃO DE CONSUMO:
A intenção de compra, ou predisposição, é afetada pelas características do produto e pelo preço, e não apenas pelas ofertas da concorrência.
MEMORIZAÇÃO:
O design pode ajudar a criar consciência e adicionar impacto emocional e lembrança para uma proposição comercial básica. Não importa quantas vezes você joga uma mensagem pro mercado, se ela não for percebida ou lembrada, de nada vai adiantar. Aí entra o design.
ALINHAMENTO COM MERCADO ALVO:
O design também transforma o conhecimento da marca em motivação para compra, por alinhar o produto com o mercado alvo, falando com ele no seu próprio idioma visual. Uma churrascaria e um banco falam para públicos muito diferentes. Cada projeto de design faz o público perceber que a marca entende suas necessidades básicas.
PERCEPÇÃO DE VALOR:
O design também afeta o preço, ou ao menos a percepção do valor naquele preço, por posicionar o produto visualmente em relação a outros produtos concorrentes com preço mais alto.
COMBATE À CONCORRÊNCIA:
O design ajuda a anular as ações dos concorrentes, por criar fortes diferenças visuais entre o produto e os demais.
TRADE MARKETING:
O design também contribui para as estratégias de marketing por dar aos vendedores ferramentas promocionais poderosas para convencer os distribuidores a estocar o produto.
DESTAQUE NO PONTO DE VENDA:
E, uma vez que o produto esteja estocado no Mercado, o design trabalha novamente para garantir que o produto se destaque nas gondolas, em relação aos outros milhares de produtos que lotam as prateleiras.
AUMENTO DE LUCRO:
Além de tudo isso, os designers também podem afetar o lucro, reduzindo custos. Os materiais utilizados adicionam custos por unidade, e aqui o designer também pode fazer uma grande diferença, por escolher cuidadosamente como ganhar máximo impacto a partir dos materiais, número de cores e capacidades do processo de impressão.
Original, em inglês: http://archive.agda.com.au/dm/observations/Marketing102.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário