quinta-feira, 16 de julho de 2015

O MARKETING MODERNO
















O marketing nasceu durante a Revolução Industrial (lá no fim do século XVIII e início do século XIX). Até então, o mercado era estruturado de forma a preocupar-se apenas com os interesses dos produtores e/ou vendedores; a partir da Revolução Industrial, com o aumento da produtividade, migra-se para um novo cenário, em que, muito aos poucos, a opinião dos compradores passa a ter importância.

Em seus primórdios, o marketing estava ainda muito atrelado à economia e à administração; o foco era a logística, sempre visando à maximização dos lucros. O componente principal só veio no final da Segunda Guerra Mundial: a concorrência. É a partir daí que surge a necessidade de atrair o consumidor e disputar sua preferência.

De lá para cá muitas mudanças aconteceram, o marketing entrou nas universidades e passou a ser objeto de estudo científico, aprimorando-se mais e mais no entendimento do mercado e ajustando o foco, que no início estava na produção e na logística e hoje está voltado para a satisfação do consumidor.

Foi somente na década de 1970 que as empresas começaram a ter necessidade de criar um departamento de marketing para não irem à falência.

O marketing volta-se totalmente para o cliente no início da década de 1980.

Mundo moderno – marketing moderno
Foi na década de 1990 que todas as facilidades tecnológicas com que convivemos hoje começaram a surgir. Como em outros campos do conhecimento, no marketing, o avanço tecnológico também teve grande impacto.

Primeiros avanços rumo ao marketing moderno Comércio eletrônico
Esta nova fase do marketing se inicia com o comércio eletrônico, que causa verdadeira revolução nos métodos de logística das empresas do mundo todo, baixando custos e ampliando mercados consumidores. As novas formas de pagamento, muito mais modernas e eficientes, também propiciam o crescimento das empresas.

Gestão de relacionamento com o cliente
O relacionamento entre empresas e clientes fica facilitado com o advento do CRM (Customer Relationship Management) e outras formas mais modernas de comunicação mais rápidas, satisfazendo as necessidades do consumidor com mais eficiência, podendo conhecer melhor os clientes e melhorar muito o pós-venda.

A internet
A internet estreitou ainda mais a relação entre cliente e empresa. No início, o marketing buscava uma personalização em massa para segmentar nichos de mercado e atingir muito mais pessoas por vez.

A década de 2000 trouxe ainda mais avanços nos usos e funções da internet. Tecnologias sofisticadas foram se popularizando e as formas de comunicação via internet ficaram ao alcance de todos. O marketing se aproveita desta mudança e começa a surgir o conceito de webmarketing. Pesquisadores do mundo todo voltam suas pesquisas para este novo mundo, que traz muitas novas possibilidades para o marketing.

O cliente tem sempre razão
Esta máxima nunca esteve tão cabível quanto está hoje. O marketing nasceu atrelado às preocupações com o aumento da produtividade e da lucratividade, depois voltou-se para a logística e somente aos poucos foi alterando seu foco para as necessidades dos consumidores.

Poder de barganha
O consumidor vem ganhando poder de barganha cada vez mais depressa, levando o desenvolvimento das técnicas de marketing a crescer junto. Mas mais que poder de barganha, o consumidor de hoje tem em mãos algo que antes era quase impossível: informação. O consumidor moderno tem acesso a informações abundantes e vai atrás delas para guiar seu consumo.

As empresas passam a construir sites, canais de atendimento online, investem em todas as novas formas de marketing digital (que vão se aprimorando cada vez mais); o conceito de marketing de conteúdo vem saciar o desejo do consumidor por ainda mais informações, não mais apenas sobre os produtos, mas também sobre quaisquer outros assuntos relacionados às empresas e aos produtos ou serviços oferecidos.

Marketing societal
Uma das mais novas tendências é a preocupação com o bem estar da sociedade, o respeito à natureza, à dignidade do ser humano. Hoje, uma empresa pode se destacar por vender seus produtos em embalagens recicláveis ou por colaborar com projetos assistenciais; as novas preocupações dos consumidores passaram a ser alvo das estratégias do marketing moderno; é uma vantagem competitiva nova, que nasce quando todos já acreditavam que não poderiam existir mais novidades a ser exploradas.

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