quarta-feira, 15 de julho de 2015

A EMBALAGEM E A DECISÃO DE COMPRA.

A embalagem e a estrutura de custos da empresa A escolha do tipo de embalagem a ser utilizada para os produtos é um dos elementos mais significativos dentro da estrutura de custos de uma empresa. Existem vários fatores a ser considerados, tais como: -o material mais adequado para embalar cada tipo de produto; -a qualidade da matéria prima a ser utilizada; -o processo de produção, automatizado ou manual; -a eficiência da embalagem, garantindo a integridade do produto até que ele chegue ao consumidor final; -como descartá-la. Cada um destes fatores precisa ser analisado de forma a garantir o máximo de eficiência com o menor custo. A embalagem e a escolha do consumidor O consumidor tem à disposição muitas marcas de cada produto disponível no mercado. As empresas precisam estar sempre buscando agregar a seus produtos vantagens que atraiam o consumidor, mas isso não deve se restringir à qualidade do produto e ao preço: a embalagem pode ser fator decisivo na hora da escolha. O foco principal do projeto da embalagem deve estar no consumidor. Uma pesquisa feita pela Nielsen (empresa que busca na neurociência as melhores estratégias de marketing) aponta que cerca de 80% dos produtos lançados no Brasil não sobrevivem aos primeiros dois anos de comercialização. Ainda segundo a pesquisa, uma embalagem mais bem elaborada pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um produto. Como aperfeiçoar uma embalagem Existem três elementos essenciais para que uma embalagem possa ser desenvolvida com o máximo de eficiência possível: Conhecimento sobre o produto: Somente conhecendo profundamente o produto que produz, uma empresa é capaz de pensar em todos os elementos fundamentais que a embalagem deve conter para garantir que o produto chegue até o consumidor. Conhecimento sobre o público alvo Qualquer estratégia de marketing, para obter sucesso, precisa estar voltada para as necessidades do consumidor; conhecê-las é o primeiro e mais importante passo. Quem deve fazer o projeto? Sendo a embalagem fator decisivo para o sucesso de qualquer produto, investimentos em design são necessários. Hoje existem empresas e profissionais altamente preparados para projetar a embalagem perfeita para cada tipo de produto. Elementos essenciais das embalagens Para que uma embalagem conquiste o consumidor, alguns elementos precisam ser cuidadosamente planejados, dentre eles: -praticidade para o consumidor, na hora da compra, armazenagem, utilização e descarte; -acomodação adequada nas prateleiras dos pontos de venda; -qualidade das informações que a embalagem deve fornecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário