quarta-feira, 12 de agosto de 2015

TRÊS PASSOS PARA VOCÊ MELHORAR A COMUNICAÇÃO

Se você anda pensando: Eles simplesmente não entendem o que estou falando, provavelmente você está com uma falha de comunicação e é a única pessoa que pode resolver isso.

A falha está em pensar que a comunicação de um evento ocorre apenas no final de uma ideia.

Na verdade, o processo é o que mais importa, a maneira como você expõe o seu conceito.

Nós cometemos o erro de querer passar o conteúdo em longas apresentações feitas em Powerpoint, ao invés de usar a colaboração para transmitir o que se quer.




1 - ENTENDA O PROBLEMA
Em qualquer discussão, todos estão vendo o problema de uma maneira diferente. Evite a ilusão do alinhamento, crie um modelo de exposição juntamente com sua equipe. O processo comunitário de criação do modelo é a chave para manter todos mais ou menos na mesma pista.

2 - TRATA-SE DE UMA TROCA E NÃO DE UMA ENTREGA
Ao apresentar para outras pessoas uma ideia não conte tudo sobre o projeto, diga apenas a parte mais interessante, isso leva as pessoas a perguntar mais sobre o tema e esta troca é muito rica e além disso você pode ajustar o discurso para melhor entendimento deles. O que ajuda muito também é usar esquemas "desenhos" feitos com canetas no papel ou em pranchas e também maquetes tridimensionais.

Isso vai te levar a:

3 - DEIXAR A SUA IDEIA MAIS TANGÍVEL
Ideias são mais fáceis de entender quando podemos manusear. Somos capazes de entender o nosso mundo físico de uma maneira que a visão e a audição não conseguem fazer.

Oferecendo apenas o trecho mais importante da sua ideia de forma material será muito melhor do que usar uma apresentação longa e verbal sobre todo o projeto.

Além disso, quando estamos tentando compreender um problema, esse método tira a informação da tela e coloca em cima da mesa. Um slide de Powerpoint uma vez passado, se vai para sempre.

Até a próxima.
Emerson Nóbrega




Nenhum comentário:

Postar um comentário