segunda-feira, 3 de agosto de 2015

8 LIÇÕES DE MARKETING DE PHILIP KOTLER


Philip Kotler é um dos profissionais de marketing mais famosos do mercado. Segundo uma lista do "Financial Times", ele é o quarto nome mais importante do setor, conheça as dicas de Kotler para quem deseja aprimorar o marketing do seu negócio.




01 - MAIS QUE UM DEPARTAMENTO
Veja o marketing com uma relação de interdependência com todos os outros setores da empresa, ele não pode ser visto apenas como algo deslocado da sua empresa.

02 - SIGA O "FUNIL DE VENDAS"
Segundo Kotler, o processo de venda pode ser dividido em seis fases:a - prospectar clientesb - entender a necessidade do seu público-alvoc - desenvolver soluçõesd - fazer a propostae - negociar contratosf - fechar a vendaEle afirma que as três primeiras etapas devem, se possível,  ser feitas por um profissional de marketing, enquanto as outras podem ser realizadas pelo departamento de vendas.Nesse funil o marketing tem a missão de chegar ao cliente de maneira criativa, e a execução fica por conta do pessoal de vendas.

03 - VALORIZAR O ÓCIO CRIATIVO 
O planejamento estratégico é importante mas não deve se sobrepor ao processo criativo. O profissional de marketing precisa de tempo para conceber as melhores ideias

04 - REPRESENTE A VOZ DO CONSUMIDOR
Em uma empresa que tenha o profissional de marketing, é papel dele ser o porta-voz dos clientes. Tomar uma decisão que não contempla a satisfação do consumidor tem tudo para ser equivocada.Para Kotler, valorizar os clientes é, por si só, uma verdadeira estratégia de marketing. Kotler dá o exemplo da Apple que deixa uma cadeira vazia nas reuniões de diretores. Ela representa, simbolicamente, o consumidor.

05 - TRABALHE A CONSTRUÇÃO DA SUA MARCA
As relações comerciais são baseadas numa relação simples: empresas vendem o que consumidores necessitam. "Mas existem empresas que vão além, vendem por um preço muito alto, algo que pode ser encontrado em qualquer lugar. Marcas como água Perrier é um exemplo disso.


06 - SEJA MEIO JORNALISTA
A construção da sua marca é intimamente ligada ao storytelling - a capacidade de contar uma boa hostória. Para mostrar a trajetória da sua emrepsa, Kotler recomenda que o profissional de marketing seja um pouco jornalista. Todos gostam de ouvir uma boa história, ela serve como fator de engajamento.


07 - SEJA SOCIALEMTE RESPOSÁVEL
O objetivo do empreendedor é lucro. Contudo, esta busca não pode ser a sua única meta, além do dinheiro precisamos ter a consciência ambiental, ética etc.

08 - CONVERSE COM O PESSOAL DA ÁREA FINANCEIRA
Explique para o setor do financeiro que o gasto com marketing não é um desperdício. Explique para as pessoas deste setor a sua importância, diz Kotler.

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