domingo, 12 de julho de 2015

USANDO O EMAIL MARKETING PARA ENGAJAR MEMBROS NAS REDES SOCIAIS.

Muitas empresas utilizam as mídias sociais e o e-mail marketing de forma separada. A maioria das empresas está perdendo benefícios substanciais por não integrar os dois métodos, pois, com esta integração, você pode obter mais resultados e descobrir dados. Depois de o email marketing ser oposto às redes sociais, onde anunciaram a morte prematura do e-mail marketing, todos os estudos recentes vêm demonstrando o contrário: as pessoas mais ativas nas redes sociais foram também os maiores consumidores de e-mail! As empresas precisam focar sobre a complementaridade do email marketing e das redes sociais nas suas estratégias de marketing digital para aproveitar esses modos de comunicações para iniciar um diálogo correto com os clientes e usá-los como vetor de crescimento e divulgação. A complementaridade desses canais de comunicação, e suas integrações, terá um efeito imediato em vários níveis: aumento do impacto da suas campanhas de email marketing, coleta de novos cadastros e reforço no engajamento com a marca, os produtos e os clientes. O email marketing é o jeito mais eficiente e rentável para enviar uma mensagem precisa e personalizada a um segmento definido de modo unidirecional, visando a comunicação one-to-one. As redes sociais se posicionam como um canal de compartilhamento de informações únicas, para um grande número de pessoas, usando o efeito viral. É preciso aliar as vantagens de cada um desses canais e apostar na complementaridade e na capacidade de retroalimentação para beneficiar sua marca e produtos. Mas como é possível começar a realizar este trabalho? Segue uma sugestão de estratégia: Quando uma newsletter for enviada, é preciso colocar um link de compartilhamento social. Existem dois tipos de link : Um link que redireciona para a página da sua empresa no Facebook (por exemplo) Um link que permite compartilhar o conteúdo do e-mail no perfil do consumidor que clicou neste link Atualmente, 70% dos e-mails que eu recebo (do mundo inteiro) contem um link que redireciona para a página da empresa em uma rede social; se falarmos dos e-mails que recebo de empresas brasileiras, esta porcentagem sobe para mais de 90%. Usando a segunda opção citada anteriormente, você pode começar a pensar em cross channel. A partir do momento que você inclui este link nas newsletters, e que ele é acessado, você é capaz de saber quantos consumidores clicaram neste link e quem são eles. Então o que impede você de segmentar essas pessoas, enviar um e-mail de agradecimento e começar a se relacionar de forma diferente com elas? Dependendo da solução que você está usando, você pode conhecer quais desses consumidores tem influência nas redes sociais, ou seja: quais deles geraram mais "aberturas sociais" (visita de um consumidor através de um post em rede social) Exemplo: Marco compartilhou todas as newsletters no Facebook mas não gerou nenhuma abertura social Julio compartilhou no perfil Facebook dele 3 newsletters dentre as 30 que recebeu este mês e gerou 30 abertura sociais (30 pessoas da rede dele clicaram no link que ele compartilhou) Esses dois casos são diferentes e tem que ser categorizados de formas diferentes: estamos falando aqui de compartilhadores e influenciadores. O compartilhador precisa de uma comunicação que o incite a continuar compartilhando e que o incentive a tornar-se influenciador. Já o influenciador precisa ser reconhecido e tratado dentro de um grupo específico porque ele traz novos consumidores para ver suas ofertas. Um simples ciclo de vida pode ser o ponto de início; por exemplo: Quando um consumidor compartilha sua newsletter, você pode enviar em seguida um e-mail de agradecimento. Quando este consumidor chegar a, por ex., 10 compartilhamentos, você pode enviar um voucher de desconto pra ele (ou qualquer outro tipo de incentivo) da sua loja. Só precisa se certificar que os consumidores não compartilham sua newsletter somente para ter este incentivo. Quando um compartilhador se tornar influenciador, você pode enviar um email agradecendo-o e oferecendo um voucher de desconto: para este caso, você pode criar diversos graus de influenciadores, de forma que você não envie o mesmo voucher para um consumidor que gerou 10 visitas e um outro que gerou 100 visitas. Da mesma forma, você pode criar uma escala de tempo, como enviar esses Vouchers no final do mês, ou ser mais reativo e assim que este consumidor chegar a 10, 20 ou qualquer numero de visitas, enviar um email para ele no mesmo dia. Existem outras formas de tratar esses dois grupos, como a criação de concurso cultural, prêmio etc… para engajar os membros. A segunda etapa importante desta estratégia seria a coleta das informações das pessoas que interagiram através de um compartilhamento social de um amigo. O objetivo é criar uma comunidade que compartilha as ofertas enviadas por email nas redes sociais e gerar mais visibilidade e ROI para suas campanhas de email marketing. Enfim, concretizar uma ideia e colocá-las em prática, traz uma potencialização direta com o consumidor. Interagir com as novas ferramentas como os links patrocinados, e-mail marketing e redes sociais é consideravelmente essencial, caso queira focar em um investimento na comunicação com os consumidores e, ao integrar as redes sociais às suas campanhas de email marketing, você transforma seus clientes em vetores de comunicação, alcançando a chave para o sucesso. Artigo de Sérgio Palmeirão, Diretor de Suporte e Serviço da Alglete

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