segunda-feira, 14 de maio de 2012

Entrevista Revista Pellegrino. Embalagens para o setor automotivo.

1) O que deve ser considerado ao elaborar embalagens para o setor automotivo e de autopeças, que costumam ficar empilhadas em prateleiras no varejo? R. 
Algumas coisas servem para o mercado de uma maneira geral e outras são mais específicas para o setor, por exemplo, como todo o segmento considere os pontos fortes do seu produto, a embalagem pode exercer a função de lente de aumento para eles e isso tem bastante influência no momento da compra, mas atenção, não exagere, algumas pessoas ambicionando mostrar muitos diferenciais deixam a embalagem visualmente sem uma hierarquia visual. Aspiram mostrar tudo e acabam por não mostrar nada, a embalagem perde, então, relevância na gôndola. Falando agora de maneira específica para o setor podemos considerar os salões automotivos pelo mundo afora como fonte de inspiração, sempre lançando tendência em design; essa seria uma ótima fonte de ideias para um escritório de design que busca referências de cores, texturas, formas que veremos em um futuro próximo e que já se apresentam nesses lugares. Busque também estudar os lideres de mercado, principalmente as multinacionais, como elas apresentam as suas embalagens, essas empresas que tem como parceiros as melhores agências de design sabem muito bem expor o seu produto. A embalagem, se bem resolvida em sua forma e universo visual, ajuda a você se posicionar no mercado criando uma experiência sensorial positiva com as pessoas, não importa o setor, um produto além de ser bom precisa parecer bom, porque ninguém daria muito crédito a um general que se apresentasse de bermuda e camiseta colorida para a sua tropa, a farda bem feita faz toda a diferença, assim como uma embalagem bem pensada também faz. 2) As embalagens para autopeças precisam ser resistentes e, ao mesmo tempo, comunicar as características e especificações do produto com facilidade. Que materiais são mais recomendados para embalagens desses segmentos, para facilitar esse armazenamento? 
 R. De um modo geral as embalagens de papelão ainda tem um custo/benefício bem interessante e para aumentar a resistência, no caso de peças mais pesadas temos a opção de um pallet interno feito de papelão, contudo dependendo do projeto podemos recorrer a outras opções como o polipropileno, pvc, isopor. 3) Quais são as novas tendências de design para embalagens de peças para automóveis? R. Temos dois grupos, embalagens com cores chapadas de fundo com aplicação da marca e nome do produto, apenas, tenho visto também embalagens que exploram a foto ou o desenho do produto usando elementos gráficos para completar. Qual a melhor solução? Depende do caso. 4) Quais são os erros a ser evitados ao produzir embalagens para esse fim? R. O primeiro (e tudo o que virá depois parte daqui) seria entregar a criação da embalagem dos produtos da sua empresa para pessoas que chamamos de “aventureiros” na profissão, porque elas não são especializadas na área de design e não se importarão com a segunda coisa que eu vou dizer agora. Busca de referências para ampliar o seu repertório, pensar porque escolho essa opção criativa para seguir e não aquela, porque estou usando tal tipografia, pesquisar o que estão fazendo os concorrentes, refletir e conversar com o cliente o que seria melhor para o projeto, qual o discurso que a sua marca está apresentando escolhendo tal caminho, se essa solução fica dentro de um “guarda-chuva” principal que é a percepção da marca pelo mercado. Esse é o principal erro, não estudar antes de fazer. O design é a arte aplicada ao mercado, ou seja, não adianta ser belo, precisa ter função e o da embalagem é vender o produto. O ideal seria realizar uma rápida entrevista, por telefone, após às 15h30. Mas, se não for possível, gostaria que respondesse às questões por escrito. 

Tenho como prazo até dia 24/04 (terça-feira). É possível? Emerson Marinho Nóbrega é formado em design. Hoje é proprietário da agência Pulsar Design e tem em sua carteira clientes como Nestlé, C&A, Graal, Davene e BioClean www.pulsardesign.com.br.

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