terça-feira, 24 de abril de 2012
Texto Design
Hoje nós temos um universo de invenções, de todos os tipos e para todos os momentos.
Mas será que precisamos realmente de tudo isso? Quando criamos alguma coisa é regra pensar se aquilo terá uma função na nossa vida, se realmente vai fazer diferença ter ou não o que será exposto. Existem objetos bonitos, coloridos, que chamam a atenção, mas que no fundo não servem para quase nada e assim acabamos produzindo coisas que ninguém usa. A invenção não precisa ser grandiosa para ser valiosa, algo simples pode ter um grande valor, porque tem uma grande função.
Eu vou dar um exemplo de algo pequeno, barato e simples, mas que ninguém fica sem porque tem muita utilidade; o clipe de papel. Eu não sei quem foi o inventor desse objeto mas sei que a sua invenção faz um sucesso enorme, antes do clipe devia existir alguma outra coisa, mas essa novidade, esse pequeno pedaço de arame dobrado foi algo tão bom, tão útil que o seu antecessor simplesmente sumiu dos nossos registros e hoje ele está em quase todas as mesas de trabalho do mundo. Foi ou não foi um case de sucesso?
Enquanto existir papel existirá um clipe, é o tipo de invenção que tem um motivo forte para existir, essa pessoa, nem sei se foi um designer, mas ele realemte criou algo importante para eu e para você, um objeto que soluciona o problema de agrupar folhas de papel e não para ser mais um cacareco em cima da mesa.
Na minha singela opinião tinha algo no clipe que poderia ser melhorado, e hoje já foi; o clipe depois de algum tempo enferrujava-se e isso o deixava com aspecto muito ruim além de sujar o apapel anexo. Hoje temos clipes coloridos, a tinta, além de trazer algo mais divertido serve (e aí entra a função) de um revestimento para o metal.
Todas as variações desse produto encontradas pelo mundo afora é como um prato, por exemplo, um pedaço de carne que serve para alimentar (função), mas cada um coloca o tempero (forma) que lhe é mais agradável.
O clipe além de funcional é bonito e isso é importante também, não ajuda muito ter uma função e ser feio de dar dó.
Um objeto simples, contudo se não existisse nos faria muita falta.
Quando estiver prestes a comprar alguma coisa faça essa pergunta também. Será que eu realmente preciso disso?
Um abraço.
Emerson Nóbrega é diretor de
criação da Pulsar Design.
www.pulsardesign.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário