sexta-feira, 18 de junho de 2010

Revista Top Of Mind Estadual divulga marcas mais lembradas pelo consumidor ao ir ao supermercado

Avaliando setores alimentícios, de bebidas, produtos de limpeza, cuidados pessoais e produtos descartáveis, a publicação se diferencia pela recente pesquisa realizada com consumidores do Estado de São Paulo e por ser a única que leva esta informação aos profissionais do varejo

Qual a marca que vem a cabeça do consumidor quando o assunto é cerveja ou detergente líquido? Estas e outras 84 categorias de produtos comercializados no varejo supermercadista do Estado de São Paulo foram pesquisadas e analisadas nos últimos dois meses pela Revista Top Of Mind Estadual 2010, que, com este material denso e atualizado, será lançada neste mês pela Ombrello Editora.

A pesquisa, realizada pelo IPESO (Instituto de Pesquisa), teve como base mais de 800 entrevistados - divididos de acordo com idade, sexo, faixa etária, classe sócio-econômica, escolaridade, entre outras características. A publicação também traz algumas surpresas com relação às novas marcas e mostra que outras realmente fazem parte do imaginário do paulista.

A publicação, que terá tiragem de 12 mil exemplares, será distribuída a toda cadeia decisória das empresas supermercadistas do Estado, no intuito de oferecer subsídios sobre quais marcas são as preferidas do consumidor e assim promover informações que ajudem os empresários e diretores na hora de decidir por produtos, marcas e fornecedores.

A pesquisa realizada entre os meses de abril e maio deste ano é comprovadamente o retrato do que o consumidor tem em mente sobre as marcas de bens de consumo não duráveis, que encontram nas prateleiras. Segundo Victor Trujillo, diretor do IPESO, "a amostra de mais de 800 respondentes apresenta um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de apenas 3,5%, o que assegura a credibilidade e a segurança no uso das informações publicadas".

Para Sergio Molinari, sócio da Ombrello Editora e publisher da Revista Top Of Mind Estadual, "para o varejo, conhecer o que está na mente dos consumidores em cada categoria irá contribuir com as organizações a melhorarem seus resultados e a satisfação de seus clientes. Já que aprimorará sua gestão em atividades, que são a essência do varejo, como mix de marcas, exposição de produtos, promoção, gerenciamento de categorias e relacionamento com fornecedores". Molinari acrescenta que "após mostrar os 86 líderes de cada categoria, o mercado passa a se conhecer melhor, analisar e até adotar práticas que deram certo em outras empresas. Um exemplo disso vem da consolidação em patamares importantíssimos de marcas consagradas, como Hellmann's e União.

Outros destaques e curiosidades chegam da consolidação de preferência das marcas em mercados altamente competitivos, como Pullman (em pães industrializados), Ypê (em detergentes líquidos), Doriana (que retorna à liderança em margarinas), Vanish (que se posiciona cada vez mais em alvejantes), Parmalat (que lidera fortemente em leites), etc".

Um fato curioso vem do outro lado da análise, no qual há casos de categorias que ainda não possuem grande penetração ou conhecimento do consumidor. Sendo assim, a menção "não sei" (representando a dúvida por parte do consumidor) é maior do que a menção da própria marca preferida, como em lenços de papel, alimentos para gatos, desodorizadores sanitários, água de coco, entre outras.


Fonte: Revista Making Of

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