segunda-feira, 1 de março de 2010

Dicas Para Arruinar Seu E-Commerce

Tem gente que parece que faz de tudo para arruinar com uma loja virtual. O sujeito tem o maior trabalho para montar a loja virtual e depois comete um monte de erros (isso quando não comete durante) que inevitavelmente vão o levar a ruína. Parece auto-castigo. Por mais que se aconselhe o cara acha que o profissional que lhe presta algum tipo de consultoria ou os artigos que ele lê estão errados. Para não prolongar o sofrimento dessa gente resolvemos publicar 15 maneiras infalíveis de ARRUINAR SUA LOJA VIRTUAL. É masoquismo puro. Uma delícia para quem gosta.
Não capriche nas imagens dos seus produtos e não siga uma padronização. Afinal de contas essas figurinhas estão lá só para dar uma idéia do produto. É bobagem perder tempo com imagens de alta qualidade que possam atrair realmente a atenção do e-consumidor.
Exija que seus consumidores se registrem antes de poder navegar na sua loja. Afinal, quem está precisando do produto é ele.
Não mostre o preço imediatamente em sua páginas. Faça o infeliz visitante ter que clicar em dezenas de botões ou links para finalmente conseguir chegar a essa informação tão secreta. Esse negócio de usabilidade é uma besteira.
Tenha páginas bem lentas no carregamento. Afinal de contas, se o consumidor não tem uma banda larga com 30 mega de velocidade o problema é dele.
Hospede sua loja em um provedor bem baratinho, daqueles que são revenda da revenda da revenda. Esse negócio de provedor quase nunca da problema e na verdade é tudo igual mesmo.
Deixe o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sua loja virtual a cargo daquele "sobrinho que mexe com internet". Pra que pagar a um profissional com experiência nessa área pra fazer "só aquela alteração".
Não divulgue a sua loja. Afinal de contas, na Internet todo mundo acha de tudo mesmo. Por que não vão achar a sua loja. Esse negócio de divulgação de lojas virtuais é só gastar dinheiro. SEO? Não sei nem o que é.
Não se preocupe com os prazos de entrega. O consumidor pode esperar. Se não chegar amanhã, chega na semana que vem mas chega. O prazo de entrega informado na sua loja virtual é apenas um referencial.
Não precisa entregar exatamente o que você anunciar na loja virtual. Entregue alguma coisa parecida e o consumidor não vai nem reparar.
Não facilite a venda com diversas opções de pagamento. Afinal de contas você não tem tempo para ficar verificando 3, 4 ou 5 extratos de pagamento. É o que tem na loja e tá muito bom. Pra que diversificar. PagSeguro o que?! Isso é de comer?
Não coloque qualquer forma de interatividade com o cliente como por exemplo um chat. Afinal de contas a loja já tem e-mail. Colocar mais coisas pra que?
Não dê ouvidos às reclamações dos clientes. É só gente que não tem o que fazer e por isso está criticando a sua loja para passar o tempo.
Não fique atento a novas tecnologias. A sua loja está indo muito bem assim e por isso não há motivos para melhorá-la. Até porque a Internet não vai mudar tanto assim a curto prazo.
Mande 10 vezes a mesma propaganda por e-mail. Não precisa ficar bolando promoções novas a cada semana. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. E-mail marketing profissional? Pra que?
Não faça boas descrições dos seus produtos. Coloque lá apenas algumas informações e pronto. Afinal, todo mundo sabe o que ele é mesmo. Lá vem essa estória de usabilidade de novo.
Não identifique a sua empresa ou descreva suas políticas de privacidade ou trocas e devoluções. Todo mundo está cansado de saber que a sua loja é correta com os consumidores.
Não coloque um número de telefone para seus visitantes entrarem em contato. Se a loja vende pela Internet, pra que telefone?
Não responda os e-mails de consulta no menor prazo possível. Se o cliente quer mesmo o produto ele espera.
Garanto a vocês que se utilizarem pelo menos 5 dessas "regrinhas de ouro" o fracasso é certo. Se você for pego em umas duas ou três ainda dá tempo de se safar. Se vocês tiverem mais algumas dicas mandem seus posts. Podemos aumentar a lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário