domingo, 21 de março de 2010

Como foi feita a nova seção Diagrama












































Esta semana foi de estréias na revista Época. Dentre as novas seções uma se chama Diagrama. Ela apresentará toda semana um infográfico que esteja relacionado, direta ou indiretamente, a algum assunto do momento. O interessante dessa seção é que ela ficará sobre a principal responsabilidade da editoria de arte, ou seja, nós! Para isso a nossa equipe de infografistas recebeu um importante reforço: Alberto Cairo, o prestigiado jornalista visual espanhol que já trabalhou em grandes veículos da imprensa mundial como os jornais El País, da Espanha, e The New York Times, dos Estados Unidos. Ele também foi professor de jornalismo visual na Universidade da Carolina do Norte. Cairo passa a comandar nossos talentosos infografistas e ilustradores, dando continuidade no processo de sofisticação visual que a revista Época sempre vem buscando. Ele mesmo explica agora um pouco do processo de criação do infográfico do Diagrama dessa edição:

Fazer infografia não consiste em apenas sentar na frente do computador e mexer com Illustrator, Photoshop e InDesign. A infografia é um trabalho jornalístico de organização da informação através da arte. A importância do planejamento é fundamental. Se você simplesmente liga o computador e começa a desenhar, sem ter uma ideia clara da página e dos conteúdos que quer transmitir para o leitor, pode acabar tendo uma boa ilustração, mas não uma boa infografia. Aqui na Época o processo de produção de gráficos é simples de entender:

- Depois de decidir em qual matéria é possível o uso de um gráfico começa o trabalho de apuração. Nessa etapa infografistas, editores e repórteres colaboram para decidir qual é o foco da infográfico e quantas partes ele deve ter.

- Com a informação na mão chega o momento de decidir o que entra e o que cai fora de tudo que foi apurado. Em muitos casos você acaba tendo mais informação do que realmente precisa. Por isso é necessário organizar todas as informações para que, dessa forma, seja possível selecionar somente o que seja relevante para a história.

Na sequência de esboços a seguir você pode ver alguns dos passos que nos levam ao infográfico final que irá para revista. O dessa edição é sobre as diversas tecnologias usadas na construção de prédios mais resistentes aos terremotos. Observe as muitas notas são tomadas durante as reuniões e como os esboços, conforme avançam, ficam mais parecidos com o resultado final.



A principio as informações são organizadas em anotações. Mesmo nessa etapa algumas idéias já começam a ser desenvolvidas



A ideia inicial era usar a dupla de páginas no sentido vertical. Um esboço preliminar feito a mão já dá uma idéia da composição.



Já no InDesign, ainda com imagens falsas, começa o trabalho de criar o design da página. Nessa etapa achamos melhor a opção tradicional na horizontal como forma de distribuir melhor as informações.



Com imagens pré-modeladas no programa 3DStudio Max já é possível ter um lay-out bem próximo do definitivo.





Após definida a diagramação é hora de aplicar as imagens acabadas, devidamente coloridas e com todos os detalhes. Algumas correções nos ângulos das figuras e pequenos reposicionamentos dos outros elementos criam uma maior sensação de harmonia.

Alberto Cairo

Nenhum comentário:

Postar um comentário