quarta-feira, 10 de março de 2010

COMMODITIZAÇÃO X BRANDING

Evitar a commoditização de produtos é um desafio muito grande para a indústria de tecnologia, mas não apenas para ela. De tocadores de música a refrigerantes e salgadinhos, todo produto que faz sucesso imediatamente desperta o interesse de concorrentes dispostos a diminuir matematicamente o custo de produção para chamar a atenção do mercado pelo preço. E daí vale tanto investir menos em comunicação quanto comprometer razoavelmente a qualidade final.

Não há dúvida de que de uma forma ou de outra o produto faz diferença e a Apple é uma empresa que sabe botar esse conceito em prática melhor do que ninguém. Mas queria aqui falar desse assunto por um ângulo mais próximo da minha realidade: a importância da marca na escolha do consumidor.

Quando falo em marca, estou considerando seu sentido mais amplo: história, valores, responsabilidades, experiências que a marca oferece e nas quais engaja seus consumidores ou potenciais consumidores.

Na medida que o mercado oferece um leque de produtos/ experiências similares, a marca pode fazer grande diferença. Boa parte das vezes, é ela que faz você deixar um produto de R$ 64 para trás e optar por um de R$ 95,50.

E, nessa equação, a comunicação é fundamental. Das apresentações de Steve Jobs aos comerciais I’m a Mac, o que vemos é inovação, humor, qualidade, orgulho. Um posicionamento muito claro e que faz vibrar os milhares de fãs/ evangelistas da empresa. Quando você entrega o produto e mais tudo isso no pacote, fica bem mais difícil ser substituído por um genérico.

Fonte: BlogGlobo

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