segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Stat Crux!


Vi no Fantástico. É um vídeo que mostra os primeiros instantes após o terremoto que devastou o Haiti na terça-feira passada. A igreja que aparece em ruínas é a do Sacré Coeur de Tugeau, em Porto Príncipe, onde estava a doutora Zilda Arns. A única coisa que ficou de pé foi o crucifixo.

O vídeo pode ser visto aqui. As imagens foram feitas pelo soldado Luís Diego Moraes. Dá pra ver as pessoas passando pela rua e se ajoelhando diante da igreja em ruínas, onde a cruz permaneceu intacta. No meio do terremoto, da poeira, das ruínas, da dor e do sofrimento, a Cruz permaneceu de pé. Stat crux – como dizem os cartuxos – dum volvitur orbis. Enquanto o mundo desmorona. Como a nos mostrar qual é o único apoio seguro. A única tábua de salvação em meio à catástrofe. O único alicerce sólido nas adversidades.

Ave, Crux, spes unica! Que o Crucificado possa dar sentido ao sofrimento. Que as pessoas possam, em meio à dor, olhar para a Cruz que se ergue acima da poeira e dos escombros, e n’Ela encontrar o conforto necessário para este momento doloroso.



Fonte: Deus lo Vult

Um comentário:

  1. Bom, o fato de ter sobrado aquele crucifixo deve ser encarado como um sinal de Deus para lembrarmos que “Quem confia no Senhor, são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanece para sempre’.Para quem tem uma memória recente, quando houve a queda da igreja matriz da Igreja, em São Luiz de Paraitinga”, o que sobrou, foi uma imagem, não é?Um comentário acima trouxe a baila o programa do gabriel chalita, o Papo aberto da TV Canção Nova.Confesso que não morro de amores pelo Vereador Paulista, e por isso, não tenho pudor em dizer que convidar alguem que trabalhou no filme biográfico do Presidente Lula é um acinte. A TV Canção Nova deveria fazer uma peneira nessas questões, pois Lula quer cercear a liberdade religiosa, com o seu Plano Nacional dos Direitos Humanos com a retirada dos simbolos cristãos e a questão do aborto.É um absurdo que deve ser erradicado.

    ResponderExcluir