sábado, 16 de janeiro de 2010

Plano de marketing - A importância de traçar um plano de marketing para a sua empresa

O plano de marketing é o guia para a empresa saber exatamente o mercado em que quer atuar. Em linhas gerais, serve para estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto-de-venda, que formam o composto de marketing (os 4 Ps). Ele faz parte do plano estratégico de uma empresa e mostra - quando bem executado - a relação entre o produto e o mercado. Tem a finalidade de ordenar as estratégias das empresas interessadas em obter eficiência, eficácia e efetividade nas atividades orientadas para o marketing.

Os consultores costumam dizer que o plano agrega sub-planos, que tratam de atividades importantes do marketing, conforme a seqüência:

Plano de vendas + Plano de propaganda + Plano de novos produtos + Plano de merchandising = Plano de marketing

Um bom plano não valida uma idéia de marketing, mas uma boa idéia de marketing é validada por um bom plano.

Em geral, o ponto de partida do plano de marketing é a coleta de informações. Para elaborar um plano que atinja plenamente seus objetivos, o empreendedor deve cuidar para absorver informações de qualidade e de utilidade para seu negócio. É preciso definir metas e ações por escrito e então compartilhá-los com o restante da equipe gerencial. Todo o processo é chamado de planejamento, e o plano de marketing por escrito é o produto final desse processo.

Os itens que um plano de marketing deve conter e satisfazer são, em ordem:

1 - Objetivos
1.1 - Gerais
1.2 - Específicos

2 - Finalidades e abrangências

3 - Pesquisa de mercado

4 - Diagnóstico da situação interna
4.1 - Histórico
4.2 - Estrutura
4.3 - Estratégias atuais e indicadores de desempenho
4.4 - Composto de marketing
4.4.1 - Produto
4.4.2 - Preço
4.4.3 - Distribuição
4.4.4 - Composto promocional
4.4.4.1 - Propaganda
4.4.4.2 - Promoção de vendas
4.4.4.3 - Força de vendas
4.4.4.4 - Relações públicas
4.4.5 - Pontos fortes e pontos fracos

5 - Diagnóstico da situação externa
5.1 - Estudo do macroambiente
5.1.2 - Fatores econômicos
5.1.3 - Fatores tecnológicos
5.1.4 - Fatores político-legais
5.1.5 - Fatores culturais
5.2 - Considerações sobre o mercado
5.3 - Análise de ameaças e oportunidades

6 - Definições estratégicas
6.1 - Definição da missão, visão e valores

6.2 - Definição dos objetivos
6.2.1 - Estabelecimento das metas


6.3 - Definição de estratégias

6.4 - Definição de plano de ação

6.5 - Definição de plano de resultados

6.6 - Métodos de avaliação e controle


Fonte: Sebrae

Um comentário:

  1. Elaborar um plano de marketing estruturado e detalhista facilita muito a vida do empreendedor, pois diminui a possibilidade de erro e aumenta os ganhos, o que o estimula para continuar empreendendo e vencendo.

    Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir