terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lançamento de produtos cresce 60% em cinco anos.




Por Bruno Mello, do Mundo do Marketing
bruno@mundodomarketing.com.br



Veja um Raio X completo do lançamento de produtos. Unilever é a que mais lança produtos no mundo em 2009. Brasil é o quarto no ranking mundial

O lançamento de novos produtos, novos designs de embalagens, extensão de linha, novos tamanhos, formatos e sabores aumentaram 60% em cinco anos no mundo todo. Em 2005, foram produzidas 171.283 embalagens, 197.513 em 2006 e 242.693 em 2007. Em 2008, porém, houve uma queda no último trimestre do ano por conta da crise e o número ficou em 232.323. Já em 2009, o crescimento foi de 18%, totalizando 274.273 novas embalagens pelos quatro cantos do globo.

No ano passado, houve um crescimento de 18% em comparação a 2008. Em 2009, foram lançadas 22.856 embalagens por mês, 761 por dia e 32 por hora. Estes números, obtidos com exclusividade pelo Mundo do Marketing, são do relatório do Laboratório de Monitoramento Global de Embalagem da ESPM realizado a partir da ferramenta GNPD Global New Products Database, da MINTEL, que cobre os principais mercados do mundo registrando o lançamento de embalagens em tempo real.

Em cinco anos, o Brasil multiplicou o número de embalagens lançadas, totalizando 14.114 produtos em 2009, com crescimento de 30% em relação a 2008. De 2005 a 2009, o país passou do oitavo lugar no ranking para a quarta colocação, ultrapassando a China, a Alemanha, a França e o Canadá. No primeiro semestre de 2009, o Brasil chegou a figurar em segundo lugar. A liderança continua com os Estados Unidos, mas ela é menor: passou de 18% em 2005 para 13%. Japão e Inglaterra completam o Top 3 das nações que mais lançaram produtos em 2009.



Os campeões em lançamento
Outro país em destaque neste estudo é a Índia. A segunda maior nação do mundo entrou em oitavo no ranking de lançamentos graças ao surgimento dos supermercados e da chegada do WalMart no país que ainda vendia seus produtos à granel. “O mercado da Índia vem passando por grandes transformações com a chegada dos supermercados. Por isso, ela está tendo que lançar rapidamente tantos produtos. Precisa encher as gôndolas com produtos embalados”, explica Fabio Mestriner, Professor e Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM.

Unilever, Avon, Procter & Gamble, L`oreal e Nestlé foram as empresas que mais lançaram produtos no mundo em 2009. No Brasil, a liderança da Unilever é seguida pelo Carrefour, em segundo lugar no ranking, e pelo WalMart, em terceiro, mostrando a força das marcas próprias. Os cosméticos e produtos para o cuidado com o corpo dominaram o Top 10 das categorias que tiveram maior número de lançamentos em 2009, com sete em cada 10 lançamentos. Em 2005 não era assim.

Apenas três das 10 categorias mais lançadas eram cosméticos. “Os cosméticos dominaram completamente o ranking dos lançamentos mostrando que a predominância da mulher no mercado de consumo é um fato comprovado pelos lançamentos. A aparência, o cuidado com o corpo, a apresentação pessoal e a busca pela beleza física são temas que estão presentes de forma absoluta no cenário atual”, aponta Mestriner, colunista do Mundo do Marketing e autor dos livros Design de Embalagem Curso Avançado e Gestão Estratégica de Embalagem.



Comportamento de consumo mudou
Outra mudança significativa verificada nos últimos cinco anos vem do setor de alimentação. As refeições foram substituídas por snacks. Em 2005, Refeições Prontas, Bolos e Massas, Vitaminas e Carnes faziam parte do Ranking. Em 2009, estas categorias foram ultrapassadas pelos produtos para os Olhos, Unhas, Banho e Shampoos e saíram do quadro das 10 categorias de produtos mais lançados.

As alterações nos hábitos de consumo podem ser verificadas também de acordo com o posicionamento dos produtos lançados desde 2005. Os posicionamentos destacados nas embalagens que foram mais adotados nos lançamentos de 2009 revelam o crescimento consistente da preocupação com a saudabilidade, com a naturalidade e com a sustentabilidade, aponta o relatório do Laboratório de Monitoramento Global de Embalagem da ESPM.

A análise dos últimos cinco anos aponta ainda que há uma forte tendência na concepção de produtos mais fáceis, mais rápidos de preparar e cuja ação dura mais tempo. “Os tipos de embalagem mais adotados nos lançamentos apenas confirmam o crescimento das categorias que apresentaram um número maior de lançamentos. A bisnaga ganhou maior participação por causa dos cosméticos, por exemplo”, afirma Mestriner.

O relatório mostra também que houve um crescimento dos plásticos em geral que, devido a sua diversidade e adaptabilidade, conseguiram participar em diversas categorias, embalando tanto líquidos como produtos secos, com destaque para o PET. Isoladamente, o vidro, o cartão e a lata de aço mantiveram sua participação enquanto o filme metalizado perdeu. “O ano de 2009 mostrou a volta do mundo à situação anterior à crise. Pudemos ver perfeitamente que os lançamentos voltaram a crescer de forma acelerada quando se anunciou que a crise estava acabando. O Brasil teve uma performance espetacular no início do ano”, diz Mestriner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário