quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Como eles desenvolvem estratégias rápidas?

Há pouco tempo, escrevi um post com algumas dicas excelentes do Richard Hintington, diretor de planejamento da Saatchi & Saatchi do Reino Unido, para o desenvolvimento de estratégias rápidas. Houve uma repercussão bem interessante. E não é à toa. Chegar com rapidez a pensamentos poderosos – seja em questão de dias ou até minutos – é cada vez mais crucial ao nosso trabalho.

A velocidade de resposta ao mercado já é, de fato, uma vantagem competitiva para as empresas. Isso significa que, com mais velocidade, a empresa ganha mais. A estratégia perfeita, se entregue ao mercado logo depois da concorrência, perde a maior parte do seu poder. Portanto, a rapidez vem se tornando uma das habilidades mais importante de um planejador. Segundo Guy Murphy, Diretor Mundial de Planejamento da JWT, “a qualidade da resposta estratégica é, agora, determinada em parte pelo tempo levado a criá-la”. Ao invés de reclamar dos prazos curtíssimos, precisamos é nos adaptar a tal realidade.

Esse foi exatamente o tema central da conferência de 2008 do IPA Strategy Group do Reino Unido. Lá, grandes profissionais de planejamento e outras áreas da comunicação abriram o jogo e contaram suas principais artimanhas para pensar em grandes soluções com pouquíssimo tempo.

O fantástico resultado, será postado aqui no CHMKT em 3 partes. A primeira segue logo abaixo. Confira!

1 - Um objetivo definido precisamente leva a uma estratégia mais irresistível. Continue questionando até que você tenha algo bem específico, como, por exemplo, fazer com que as pessoas comam Hellmann’s com salgadinhos, além de sanduíches, e não algo como aumentar o volume de vendas da marca. - Will Collin, sócio fundador da Naked Communications

2 - Coloque as pessoas certas na mesma sala e sue sobre problema. Desenvolva hipóteses interativamente, compartilhe e melhore. - Rob Alexander, Diretor de Planejamento Global da JWT

3 – Ninguém desenvolve uma estratégia começando de um ponto fixo. O senso de estratégia deve ser parte permanente do cérebro, mas sempre aberto ao desafio e mudança pelas circunstâncias que sempre se alteram ou oportunidades não previstas. Contra isso é que você testa novos pensamentos, que podem ser desenvolvidos com rapidez. - Martin Sorrell, Presidente do Grupo WPP

4 - Escreva tudo que você sabe em folhas de post-it e cole nas paredes. Faça conexões entre elas. - Bridget Angear, Head of Planning da Abbott Mead Vickers BBDO

5 - Os comportamentos mais importantes tendem a ser ritualizados. Encontre o ritual e você terá achado a chave para uma ideia melhor. - Kevin Allen, Diretor Mundial de Planejamento da Proximity London

6 - Não tenha medo. Aja com liberdade. Muito tempo acaba tirando a vida da estratégia. Trabalhe para chegar ao problema real (ou oportunidade). Feito isso, o trabalho flui, mas apenas se a equipe for pequena e se as pessoas confiarem umas nas outras. - Joanna Bamford, consultora de planejamento estratégico

7 - Olhe com cuidado o que as marcas concorrentes estão fazendo. O que elas estão dizendo? Como estão dizendo? Quando estão dizendo? Então, respire fundo e faça algo completamente diferente. - Tom Bazeley, sócio da Lean Mean Fighting Machine

8 – Exercite o sacrifício cruel de estabelecer um objetivo único. Um destino claro torna a viagem mais rápida. - Mike Bentley, Diretor Global de Planejamento da Ford Team Detroit

9 - Pare de tentar mudar a lealdade ou o uso do produto - você certamente falhará. Apenas vise tornar mais provável que todo mundo no mercado escolha a sua marca cada vez que for comprar. E a principal maneira de fazer isso é fazê-los sentir algo, não apenas dizer algo. - Les Binet, Diretor da DDB Matrix

10 - Pergunte como você poderia impedir as pessoas de fazer o que você quer que elas façam. - Luke Bozeat, Gerente de Estratégias da MediaCom



Fonte: http://www.chmkt.com.br

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