quarta-feira, 3 de junho de 2009

As novas tendências pós-crise!

Por Carlos Ferreirinha*

Seguramente, muito mais do que uma crise, estamos na verdade vivendo e presenciando o início de uma nova realidade mundial. Novos códigos, novos símbolos e principalmente novos conceitos surgirão a partir deste ano, que vem sendo marcado pela mais profunda adversidade dos últimos tempos.

Passamos décadas buscando a melhoria de produtos e serviços, a diferenciação pela qualidade e o patamar da excelência, e a grande surpresa é que muitas empresas, profissionais e marcas alcançaram o patamar da excelência muito mais rapidamente do que se previa. Com isso, o que será o valor competitivo a partir de agora diante deste cenário de “espetacularização” do igual? O paradoxo da excelência “já não basta ser somente excelente”!

O momento atual requer de todos nós a capacidade de desenvolver habilidades para gerenciar o intangível, criar estratégias de gestão emocional e despertar sensações em nossos clientes. A era atual é marcada pelas Experiências. Confúcio (filosofo Chinês) é assertivo quando menciona que se contarmos sobre experiências para as pessoas, elas esquecem. Se mostrarmos, elas lembram, mas se as envolvermos, elas entendem.

Teremos que re-aprender a ler comportamentos; muito mais do que renda discricionária ou potencial de consumo. O cliente assume de vez seu papel de protagonista da relação do consumo, em uma tendência traduzida pelo Instituto Italiano Future Lab Concept como “Consumautoure” = o consumo autoral.

A sustentabilidade passará a fazer parte da tomada de decisão do consumo, levando as empresas a realmente fazerem exercícios nesta direção. Algumas das mais interessantes características da atividade do Luxo retornarão como obsessão por detalhes, originalidade, qualidade que surpreenda, tradição e sinais de exclusividade. Novos tempos. Mas, a era do Luxo terá que também aprender a gerenciar custos, depois da mais severa crise a qual o segmento foi acometido nestes últimos 20 anos.

Diante de tanta adversidade, o conhecimento será a principal arma de competitividade. Temos que estar capacitados para lidar com um cliente que estará cada vez mais informado e que, com isso, nos desafiará pela informação. Este mesmo cliente terá cada vez mais dúvidas e incertezas, alcançando um grau de exigência muito elevado e demandando muita precisão. A prestação de serviços terá que ser impecável.

Nossa atitude profissional terá que evocar sinais de diferenciação, customização, inovação, características emocionais e percepções de exclusividade. Vivemos uma era de transformação. Uma era onde a tomada de decisão do consumo tem se iniciado pelas experiências. Novos tempos. Novos desafios. Uma nova realidade profissional e social.

* Carlos Ferreirinha é Presidente da MCF Consultoria & Conhecimento, especializada nas ferramentas de gestão e inovação do Luxo e Premium – www.mcfconsultoria.com.br, com atuação no Brasil e América Latina.

Fonte: Mundo Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário